Blefaroplastia
Blefarosplastia
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que promove excelentes resultados estéticos e, muitas vezes, funcionais, pela consequente melhora do campo visual. Atua retirando excesso de pele, gordura e podendo atuar em conjunto com músculos e também frouxidão que altera o posicionamento palpebral.
As pálpebras têm a pele mais fina do corpo humano, logo, representam uma das primeiras regiões a apresentar os sinais de envelhecimento, tais como excesso de pele, prolapso de gordura, ptose ( queda) do supercílio (sobrancelha) e de toda estrutura palpebral em si.
Com a idade, o aspecto das pálpebras começa a alterar-se, conferindo à pessoa uma aparência mais velha, surgem às rugas, pele em excesso, olheiras resultam num olhar mais cansado, interferindo negativamente na autoestima.
Os resultados devem ser naturais e harmônicos para cada paciente. O principal é que o paciente seja avaliado corretamente e de maneira personalizada para determinar quais serão os tratamentos a serem realizados e quais técnicas a serem empregadas parta cada caso.
QUEM PODE FAZER BLEFAROPLASTIA?
Não existe uma idade certa para efetuar este tipo de procedimento já que os sinais de envelhecimento variam muito de pessoa para pessoa. Quando a pessoa perceber que a flacidez, bolsas de gorduras e rugas nas pálpebras a estão a deixar com um aspecto cansado, triste e envelhecido, e isso está a interferir de alguma forma com o seu bem-estar e autoestima, ela poderá procurar um especialista em plástica ocular para realizar o procedimento.
COMO É FEITA A BLEFAROPLASTIA?
A blefaroplastia é justamente a cirurgia plástica das pálpebras, atuando em todos esses fatores para rejuvenescer a região periocular.
É uma cirurgia que, na maioria das vezes, não necessita de anestesia Geral. Geralmente, a cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, para melhor conforto do paciente. Como muitas vezes acessemos conteúdos orbitários (como retirada gordura, fixação de glândula lacrimal ptótica ou reinserir os músculos para corrigir uma ptose, além do excesso de pele), realizo em centro cirúrgico hospitalar, porém, o paciente tem alta no mesmo dia, caso não haja intercorrências.
A duração da cirurgia depende de cada caso. Se é apenas excesso de pele(minoria), ou se precisa associar retirada de bolsas de gordura e outros procedimentos necessários. Também depende se será blefaroplastia superior, inferior ou as duas juntas. Mas, na grande maioria das vezes, o tempo médio é em torno de 1-2 horas.
PÓS- OPERATÓRIO BLEFAROPLASTIA
O período de recuperação da cirurgia das pálpebras é considerado como simples. Apesar de a região apresentar inchaço e dores, algo esperado após uma cirurgia plástica, os incômodos são administráveis e desaparecem no decorrer de uma semana, aproximadamente.
Para que o pós-operatório seja bem-sucedido é fundamental que o paciente siga à risca as recomendações do médico. Os principais cuidados durante a recuperação da blefaroplastia são:
- Compressas geladas: aliviam inchaço e incômodo na região das pálpebras, além de serem refrescantes.
- Porque normalmente a pálpebra incha num pós-operatório. E incha bastante. Se você não fizer repouso, vai inchar ainda mais.
- Medicações prescritas pelo seu cirurgião: tanto colírios, como pomadas e medicações orais, use conforme a prescrição e não passe nada além do combinado.
- Evite o sol: para evitar uma hiperpigmentação na sua cicatriz ( a qual fica bem escondida na dobrinha da pálpebra)
Os hematomas levam cerca de 10 dias para desaparecem e o paciente pode retomar as atividades rotineiras em uma semana. Caso queira saber se o procedimento é indicado no seu caso, entre em contato e agende uma consulta.