Dacriocistorrinostomia: A cirurgia de vias lacrimais
Dacriocistorrinostomia: A cirurgia de vias lacrimais
A Dacriocistorrinostomia (DCR) é a cirurgia que corrige a obstrução baixa das vias lacrimais. É um procedimento cirúrgico para fazer uma nova comunicação das vias lacrimais com o nariz, para drenagem da sua lágrima.
A Dacriocistite é a inflamação do saco lacrimal e estruturas adjacentes. Após a infecção, pode gerar uma fibrose e entupimento do canal da lágrima, impendendo a sua drenagem. Como pode ficar retida no saco lacrimal, pode haver dilatação dessa estrutura, com consequente aumento dessa região do canto interno dos olhos e sinais flogisticos (calor, rubor).
Existem alguns tipos de abordagem para DRC, como, externa, transcanalicular e endonasal, sendo a DCR externa a técnica com visualização direta da região e a principal técnica em algumas situações, como em suspeita de tumor por exemplo.
O procedimento cirúrgico é indicado para adultos e crianças maiores, e é feito sob anestesia geral na maioria dos casos. Em casos de bebês, como a obstrução é uma membrana, mais de 95% dos casos resolvem apenas com sondagem do canal lacrimal.
O pós-operatório costuma ser pouco doloroso, e com cicatriz pequena, podendo ser bem camuflada na área da região das olheiras, o chamado sulco nasojugal.